O PROJETO

O Projeto em Alagoas

Lixo vem do latim Lix e significa cinza. Conclusão: quanto mais lixo existir no planeta mais cinza ele vai ficar. Agora, será que essa é a cor que a gente quer para o nosso futuro? Negativolix!

O Projeto Relix propõe um conjunto de ações de educação e arte para sustentabilidade. 130 apresentações teatrais em escolas, indústrias, teatro e espaços públicos por vários municípios de Alagoas. Como completo para aprofundar conteúdos, oferecemos manual para inspiração pedagógica, revista em quadrinhos baseada no conteúdo do espetáculo, exposições fotográficas, doação de lixeiras para coleta seletiva e de bicicletas coletoras para associações , cooperativas de catadores e atividades afinadas ao tema. Um esforço multidisciplinar com o objetivo de criar a cultura do descarte adequado dos resíduos e conscientizar para a necessidade de não apenas reciclar o lixo, mas de revisar o seu próprio conceito. de consumo.

Repense, reduza, Recuse, Reutilize, Recicle. E se ainda achar pouco, repita pra todo mundo: Relix, Relix. Relix.

HISTORICOLIX

Pernambuco tem R de Relix..

Sintonizado com os objetivos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, em setembro de 2014, o Relix iniciou suas ações culturais, educativas e provocativas em Pernambuco. Chegou a 26 municípios. Tomou conta do Estado e, tamanha relevância do assunto, ganhou espaço na mídia regional e nacional.

O projeto trabalhava o intercâmbio de linguagens para envolver por completo a população. Com o Espetaculix, mais de 45 mil pessoas foram impactadas com apresentações teatrais em escolas e em indústrias. A doação de bicicletas coletoras para catadores, Ciclolix, melhorou a segurança e a qualidade de vida dos trabalhadores. A revista em quadrinhos Quadrinholix, com o conteúdo do Espetaculix, teve distribuição de 37 mil exemplares. A Didaticalix apresentava sugestão de inspiração pedagógica para os professores trabalharem os temas em sala de aula. O aplicativo para smartphone Aplicativolix facilitava a coleta domiciliar. Com a Expolix, exposição fotográfica que retratou a força e a delicadeza das mulheres catadoras, maioria no Estado, essas trabalhadoras foram realmente vistas pela população.

Pernambuco viveu o Relix. E começou a criar consciência da necessidade de não apenas reciclar o lixo, mas de evitá-lo o máximo possível.

CRONOGRAMALIX

Cada lixo em sua lixeira, cada evento em sua data.

Assim como todo lixo deve ser descartado no lugar certo, toda atividade do Relix também tem dia certo para acontecer. Confira o nosso Cronogramalix. Crono significa tempo. Grama representa o verde. E lix, você já sabe, se tem, não dá pra perder.