HISTORICOLIX

Pernambuco tem R no nome. Relix.

Sintonizado com os objetivos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, em setembro de 2014 o Relix iniciou suas ações culturais, educativas e provocativas em Pernambuco. Chegou a 26 municípios do Estado, alcançou 45 mil pessoas, com larga repercussão nas mídias regional e nacional.

O projeto trabalhou o intercâmbio de linguagens para envolver a população como um todo. O Espetaculix gerou 150 apresentações teatrais em escolas e em indústrias. Cem ecobicicletas coletoras, as Ciclolix, melhoraram a segurança e a qualidade de vida dos trabalhadores. A revista em quadrinhos, Quadrinholix, sintonizada com o conteúdo da peça, fortaleceu ainda mais os conceitos relevantes. Ao todo, foram distribuídos 37 mil exemplares. A Didaticalix apresentou uma sugestão de inspiração pedagógica para os professores trabalharem os temas em todas as matérias na sala de aula. O aplicativo para celulares inteligentes, Aplicativolix, facilitou a relação direta entre doadores de resíduos sólidos e catadores. A Expolix Catadoras retratou a força e a delicadeza das mulheres dessa cadeia produtiva, maioria em Pernambuco. Exaltou os seus valores e sua importância para a sobrevivência do planeta.

Pernambuco viveu o Relix. E começou a criar consciência da necessidade de não apenas reciclar o lixo, mas também reciclar comportamentos e ideias. Bravolix!