DICALIX

Reciclar é como encontrar a cara-metade. Cada lixo tem a sua lixeira.

Não é para ficarem bonitinhas que cada lixeira tem uma cor. As lixeiras seletivas de cores diferentes servem para deixar claro o que é reciclável ou não e para onde vai cada material. Mas, na sua casa, separar o lixo reciclável do orgânico já é suficiente. Você só precisa de duas lixeiras e um pouquinho de boa vontade. Depois, é só levar o reciclável para os pontos de coleta ou entrar em contato com cooperativas, associações ou entidades públicas responsáveis pelo recolhimento. Os endereços e telefones você encontra aqui mesmo no site. Faça a sua parte. Parte verde.

As lixeiras seletivas de cores diferentes servem para deixar claro o que é reciclável ou não. Mas, na sua casa, você não precisa de uma lixeira de cada cor. Separar o lixo reciclável do orgânico já é suficiente. Você só precisa de 2 lixeiras e um pouquinho de boa vontade. Depois, é só levar o reciclável para os pontos de coleta ou entrar em contato com alguma cooperativa que possa recolhê-lo. Os endereços e telefones você encontra aqui mesmo no site. Faça a sua parte. Relix.

PAPEL E CARTÃO RECICLÁVEIS

Embalagens de cartão liso ou canelado, como as de remédio, caixas de sapato, de pizza e de pasta de dente, sacolas de papel. Jornais, revistas e correspondências velhos. Panfletos e fôlderes de propaganda. Embalagens Tetra Pak.

NÃO RECICLÁVEIS

Papel higiênico, guardanapos, papel-toalha, fraldas e absorventes. Embalagens e papéis metalizados.

DICALIX

As embalagens com resíduos orgânicos ou de gordura devem ser lavadas para retirar o excesso e evitar o mau cheiro na sua lixeira.

Desmembre e espalme as embalagens de papel/cartão. Assim você economiza espaço na lixeira de casa e no coletor seletivo.

VIDROS RECICLÁVEIS

Garrafas, garrafões, frascos e botijões.

NÃO RECICLÁVEIS

Louças e cerâmicas (pratos, copos, azulejos). Vidros especiais (cristal, pirex, espelhos, lâmpadas). Vidros farmacêutico e de remédios.

DICALIX

Escorrer e enxaguar as embalagens de vidro evitam contaminações e mau cheiro na sua lixeira.

METAIS RECICLÁVEIS

Enlatados e conservas. Latas de bebidas. Aerossóis vazios.

NÃO RECICLÁVEIS

Embalagens com resíduos de produtos tóxicos. Ferramentas, talheres, panelas, eletrodomésticos, pilhas e baterias.

DICALIX

Os eletrodomésticos, as pilhas e as baterias não devem ser depositados no lixo comum nem nos coletores de recicláveis. Procure um ponto de coleta desses produtos ou entre em contato com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum): 0800-082-2600 ou com a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA): (82) 3315-4735/4736.

ORGÂNICOS

Orgânico ou molhado é o lixo que não pode ser reciclável. Restos de alimentos, guardanapos, fraldas descartáveis e papel e absorvente higiênicos.

NÃO RECICLÁVEIS

DICALIX

Cascas de frutas, verduras e legumes podem se transformar em adubo orgânico para jardins e hortas.

ELETROELETRÔNICO

Computadores, pilhas, lâmpadas, celulares e eletrodomésticos.

NÃO RECICLÁVEIS

Os eletrodomésticos, os computadores, os celulares, as lâmpadas e as pilhas não devem ser depositados no lixo comum nem nos coletores de recicláveis.

DICALIX

Procure um ponto de coleta desses produtos ou entre em contato com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum): 0800-082-2600 ou com a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA) (82) 3315-4735/4736.